quinta-feira, 9 de junho de 2011

Participe do passeio ciclístico pela ciclovia de Salto!

Como parte das comemorações do aniversário da cidade, será realizado no próximo dia 12 de junho, a partir das 8h30, o “Trânsito Seguro: Pedalando na ciclovia de Salto!”, com saída do Jardim da Luz e chegada na Ponte dos Pescadores.

Trata-se de um evento da Secretaria de Governo, por meio da Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A ciclovia já é uma realidade na cidade, mas, por ser uma novidade, é fundamental saber como utilizá-la. Por isso, com a ajuda da equipe de trânsito de Salto, será possível ter todas as orientações necessárias.

Um preparador físico dará todas as dicas de alongamento e uso da bicicleta. Haverá sorteio de brindes na chegada, nas proximidades da Ponte dos Pescadores. Para participar do sorteio, basta preencher o formulário de inscrição, que será distribuído nas escolas, academias, na recepção da Prefeitura (Rua 9 de Julho, 1053) ou no Atende Fácil (Rua José Revel, 270).

Ciclovia é sinônimo de saúde, qualidade de vida, economia de combustível e preservação ambiental.
Benefícios da bicicleta
O papel da bicicleta nos hábitos da população é bastante interessante, pois provoca uma mudança radical na postura de toda a sociedade: ricos, pobres, empregados, aposentados, desempregados, estudantes, crianças, adolescentes.

É preciso associar à idéia de conforto, conceitos como: saúde, consciência ecológica, praticidade e economia.

E conforto para ciclistas significa poder circular sem ser ameaçado na sua integridade física pelos veículos motorizados, circular sobre um pavimento de qualidade, sem buracos, depressões, irregularidades ou onde no meio de caminho existam bueiros sem tampas, circular numa via exclusiva para o tráfego de bicicletas, onde não exista a ameaça de ser atropelado pelos motoristas, nem tampouco o desconforto de estar a todo instante desviando de pedestres.

Quanto à saúde dos usuários, ao contrário dos motoristas, os ciclistas com sua prática, conseguem elevar os seus níveis de saúde corporal e mental. Pesquisas comprovam que os indivíduos fisicamente ativos tendem a apresentar menos doenças crônico-degenerativas, resultado de uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática da atividade física.

Quanto a perturbações ambientais, pesquisas comprovam que haverá uma grande redução, tanto em relação ao movimento da bicicleta, devido ao desgaste de pneus e freios, como em relação ao ruído produzido, e que o transporte por bicicleta contribui muito para a qualidade ambiental, ao contrário dos veículos motorizados, considerados ineficazes e os maiores responsáveis pela poluição ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário